fbpx

Blog:

Truques para fazer a amarração da carga no caminhão

Recentemente o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, estabeleceu novas exigências e regras, além de alterações nas regras já existentes, no que se refere à amarração de carga nos caminhões, visando uma maior segurança nas ruas e estradas do país.

Aqui você vai ler um pouco mais a respeito e receber algumas dicas do que é ou não permitido, e como fazer a amarração de carga no caminhão.

Que tipo de material é permitido?

Com essa nova resolução do CONTRAN, o uso de cordas para fazer a amarração da carga no veículo está expressamente proibido, podendo ser utilizada apenas para a amarração da lona de cobertura. Mas então, que tipo de material pode ser usado para a amarração da carga no caminhão? São eles:

• Cintas de tecido ou nylon

• Correntes

• Cabos de aço

Correntes

Cabos de aço

As cordas são um material mais sujeito a deterioração e rompimento durante um trajeto. Já esses outros tipos de amarração são mais resistentes, mas ainda devem seguir certas normas. Uma delas é de que a resistência estabelecida pelo fabricante seja pelo menos duas vezes maior do que o peso da carga.

Na hora de comprar esse importante equipamento de segurança, não dispense informações importantes como:

• Nome do fabricante

• Data de fabricação

• Número da Norma Brasileira – NBR

• Código de rastreabilidade

• Carga máxima de trabalho

Assim você se certifica de que o seu veículo e sua carga estão dentro da lei, além de assegurar a segurança, tanto da carga quanto a do veículo e a sua.

Dicas para a amarração da carga no caminhão

Utilizando o equipamento e o material correto, como visto acima, é necessário ainda observar algumas dicas para que a amarração da carga no caminhão seja segura.

Amarrações firmes:

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que toda amarração no caminhão deve estar bem firme, sem sobras que possam deixar a carga sair do lugar.

Cuidado com o peso:

Não ultrapasse o peso máximo de carga que o fabricante do seu veículo estabelece, e distribua a carga corretamente pelo veículo.

Enchimento e travamento:

Outra exigência para uma boa distribuição da carga no veículo, que vai ajudar a promover uma melhor amarração da carga.

Cheque a amarração:

É importante que a cada parada o motorista cheque novamente toda a amarração, verificando se ela ainda está segura e deixando-a novamente o mais firme possível.

Conheça o trajeto:

Dependendo do tipo de trajeto, como por exemplo as condições de certa estrada, é possível que você tenha que tomar precauções especiais na amarração da carga. Veja se o trajeto vai exigir muita movimentação lateral por conta de curvas ou buracos e faça reforços.

Veja sobre as novas normas para amarração de cargas.

Evite acidentes e multas com uma correta amarração de carga

Essas exigências do Conselho Nacional de Trânsito não são arbitrárias, mas definidas a partir de observações, pesquisas e estudos, para uma maior segurança no trânsito. Portanto, veja essa obrigatoriedade como algo criado para a sua própria segurança, para uma melhor manutenção da sua carga e do seu veículo.

Uma outra exigência que pode gerar multas se não for cumprida, é de que em cada ponto de amarração exista um adesivo ou placa de identificação do fabricante do equipamento, além do seguinte texto em local visível: “Veículo com pontos de ancoragem para amarração de carga de acordo com a Resolução CONTRAN nº 552, de 17 de setembro de 2015”

Faça uma amarração da carga no caminhão de forma segura e legal e tenha uma boa viagem!

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios