fbpx

Blog:

Dicas essenciais para iniciar a carreira de caminhoneiro

Essa postagem é para você que já está habilitado nas categorias C, D ou E (as categorias obrigatórias para quem quer trabalhar como caminhoneiro). Você já completou os cursos e está pronto para sentar atrás do volante e começar a sua carreira de caminhoneiro.

Mas para onde ir? São muitos caminhos e cargas disponíveis para transportar. Isso sem mencionar os tipos de contratações e os diferentes trajetos que os caminhoneiros tomam. Fique tranquilo, nós vamos te dar uma lista de dicas rápidas do que considerar na hora de iniciar a sua carreira como caminhoneiro.

Pense no tipo de carga que você quer transportar

Alguns caminhoneiros não suportam transportes dentro das cidades. Estes são daqueles que gostam das estradas e de toda a dinâmica da vida entre as cidades. Já alguns caminhoneiros preferem fretes curtos e não se importam com o trânsito dos grandes centros.

Pense no seu perfil de motorista, você prefere a estrada ou gosta mais do conforto das cidades? Decidido sobre o seu estilo de trabalho, você já terá a resposta sobre qual caminhão comprar e qual tipo de carga irá transportar.

Pense no tipo de contratação

Caminhoneiros são contratados de diferentes maneiras, as mais comuns são o autônomo e o funcionário. O caminhoneiro autônomo é aquele que trabalha para si mesmo e é o responsável pelos fretes que negocia durante o mês. Já o caminhoneiro funcionário é aquele que trabalha para uma empresa.

Analise a sua situação atual e escolha o tipo de contratação mais adequado. Feito isso, você já pode se considerar um caminhoneiro, agora é hora de ir ao mercado de trabalho e apresentar o seu currículo ou começar a correr atrás dos clientes.

Faça cursos extras

Essa é talvez a dica mais importante de toda a postagem. Jamais fique acomodado. É muito fácil para nós ficarmos acomodados em alguma atividade. Você, como caminhoneiro, pode conseguir uma boa renda, estabelecer uma rotina e pronto, ficar acomodado. Cuidado.

Um funcionário acomodado acaba deixando o tempo passar e não se atualiza sobre as novidades do mercado, e da função. Sempre que possível, procure cursos extras e tente incrementar o seu currículo o máximo possível. Existe uma infinidade de cursos disponíveis para caminhoneiros, pesquise eles e encontre um curso que se enquadra com o seu cotidiano.

Tenha paciência

Essa é a segunda dica de ouro e talvez a que seja mais difícil seguir. Entre um dia chuvoso preso no trânsito e um pneu furado no meio da estrada, a vida do caminhoneiro pode ser muito estressante.

Lembre-se de trabalhar duro e manter a paciência nos momentos mais difíceis. A vida do caminhoneiro pode ser dura, mas também é recompensadora. Não são poucos os exemplos de caminhoneiros que começaram a carreira fazendo fretes e depois de muito trabalho viraram donos da sua própria frota de veículos.

Com dedicação e muito esforço, você irá se destacar no mercado e os seus serviços serão valorizados, depois disso, basta continuar trabalhando até adquirir a independência financeira tão desejada.

Lembre-se, o produto mais valorizado do mercado é um bom funcionário, capacitado e disposto a trabalhar. Espero que as nossas dicas tenham ajudado você a saber o que considerar na hora de virar caminhoneiro.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios