fbpx

Blog:

Caminhões elétricos: Hino, do grupo Toyota, trabalha na criação de caminhão elétrico

A marca de caminhões do grupo Toyota, Hino, trabalha para apresentar uma grande novidade no mercado. Trata-se de uma linha completa de caminhões que são movidos à eletricidade e alimentados por baterias e células de combustível (hidrogênio).

Ainda não foram fornecidos maiores detalhes sobre a performance desse caminhão. A montadora japonesa pretende apresentar o protótipo em 2021.

Segundo a empresa, o veículo será agradável, silencioso e não vai produzir nada além de água. A ideia foi batizada de projeto Z e conta com vários modelos de caminhões Classe 8, que são os extrapesados. A construção desse caminhão será em cima do chassis XL Series Classe 8, recém-lançado. Além dessa novidade, as montadoras já haviam anunciado planos para o desenvolvimento de um caminhão elétrico de 25 toneladas para o mercado japonês.

Entre as especificações prometidas estão o cavalo mecânico que pode funcionar com 10 baterias ou com células de combustível com capacidade para puxar 40 toneladas e rodar até 150 quilômetros. Com transmissão automática, o motor terá potência equivalente a 380 cavalos.

Infelizmente teremos que aguardar mais um tempo, mas em 2021 já será possível ver pelo menos o protótipo. O cronograma para começar a produção é apenas para 2024. Mas para 2022 algumas unidades de demonstração serão produzidas e já poderão ser testadas. A partir do próximo ano já será possível ver como serão esses caminhões, que sem dúvidas vão chegar para ficar no mercado mundial.

De acordo com a Hino, o carregamento completo do veículo poderá ser feito em até uma hora utilizando um carregador DC Nível 3.

Um dos grandes desafios da engenharia foi garantir a redução do peso ao mesmo tempo em que garanta que o novo caminhão tenha uma boa capacidade de carga. Além da grande autonomia e capacidade de carga, não dá para esquecer do rápido reabastecimento, que está presente no projeto.

Aposta no hidrogênio

As duas empresas apostam no hidrogênio como uma importante fonte de energia para mover veículos no futuro. Há mais de 15 anos as marcas trabalham no desenvolvimento dessa tecnologia. Os ensaios com esse elemento já começaram ainda em 2003. E em 2017 a Toyota chegou a fazer testes nos Estados Unidos com um caminhão com autonomia de 320 km.

A ideia de carros e veículos elétricos estará cada vez mais presente nas nossas vidas de agora em diante. O que é ótimo porque não prejudica o meio ambiente, além de ser silencioso e manter a mesma qualidade dos combustíveis utilizados atualmente. Seguimos acompanhando as novidades e sempre vamos trazer aqui no blog para vocês.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios