fbpx

Blog:

Vantagens e desvantagens de trabalhar como caminhoneiro

A profissão de caminhoneiro é uma das mais importantes do nosso país. É possível dizer que, todos os produtos que estão dentro da sua casa chegaram até aí graças ao esforço não de um, mas de diversos caminhoneiros. Por sem uma profissão tão importante a procura por ela é grande, mas, quais são as vantagens e as desvantagens de trabalhar como caminhoneiro?

Sabemos que passar a vida na estrada é para os que possuem grande força de vontade. Os buracos, engarrafamentos, a saudade, são só algumas das desvantagens vividas por esses profissionais tão importantes para a economia brasileira. Sendo assim, nós vamos conversar um pouco sobre como é a vida do caminhoneiro e quem sabe ajudar a decidir se você quer viver da profissão. Vamos lá?!

Vantagem número 1: você conhece novos lugares

Essa vantagem é exclusiva para os caminhoneiros que trabalham pelas estradas do país e estão em constante trânsito pelos estados e até países vizinhos ao Brasil. Como o fluxo de entregas é diversificado e os fretes passam por todos os estados, o caminhoneiro está em constante contato com lugares diferentes da sua cidade natal.

Imagine o número de histórias e lembranças que um caminhoneiro experiente tem para contar as suas famílias. Muitas vezes, conhecendo lugares bonitos, experimentando novos sabores, enfim, a vida de caminhoneiro proporciona o contato com recantos do Brasil que não estão disponíveis para outras profissões.

Vantagem número 2: liberdade para organizar os seus horários

A vida na estrada garante que os caminhoneiros tenham que tomar diversas decisões que não estão disponíveis para pessoas que trabalham em um escritório. Como por exemplo, o momento de descanso, o melhor horário para almoçar.

Mesmo os caminhoneiros funcionários (ou agregados) possuem uma liberdade muito maior para organizarem o seu dia a dia (se comparados a um funcionário que trabalha dentro do escritório e deve seguir horários rígidos). Essa vantagem é ainda maior para os caminhoneiros autônomos.

Desvantagem número 1: a qualidade das estradas brasileiras

Não é um segredo para ninguém, as estradas desse nosso Brasil estão judiando dos nossos caminhoneiros. Com trechos esburacados, mal iluminados ou quase intransitáveis. A má conservação das estradas acaba se tornando uma vilã para os caminhoneiros.

Dependendo do seu trajeto escolhido, é possível que o desgaste do seu caminhão seja acelerado graças às condições das rodovias. O que aumenta a necessidade de revisões e, em casos mais extremos, até necessidade de fazer uma manutenção emergencial.

Desvantagem número 2: a saudade de casa

Caminhoneiro não é um robô. Todos têm famílias, amigos, pessoas queridas, e elas normalmente estão em alguma cidade distante do seu local de trabalho. A não ser que você se torne um caminhoneiro urbano – fazendo carretos ou transportes menores – é provável que você passe semanas nas estradas.

Com rotinas que variam muito e trajetos que percorrem o Brasil inteiro – ou países vizinhos ao Brasil – o caminhoneiro pode passar até 15 ou 20 dias longe de casa. Para os que gostam de viajar bastante, essa desvantagem pode ser considerada uma qualidade, mas normalmente, a saudade é um dos fatores de desvantagem na vida do caminhoneiro.

A vida do caminhoneiro é desafiadora. Existem diversos problemas que os dedicados a essa profissão enfrentam diariamente, contudo, os ganhos também podem ser enormes.

Com a vantagem de poder viajar, conhecer ótimos lugares e ser o próprio chefe, o caminhoneiro é aquela peça fundamental na economia de um país e uma profissão para os que não abaixam a cabeça diante de uma dificuldade.

Se você gostou das nossas dicas, siga-nos nas redes sociais. Nós estamos sempre trazendo novidades para tornar o seu trabalho mais fácil.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios