Blog

Elevação de Cargas
15/12/2021

Tudo que você precisa saber sobre cintas de elevação

Desde muito cedo o homem via a necessidade de elevar grandes e pesados objetos para construções. Devido essa necessidade, equipamentos para ajudar nessa tarefa foram inventados e tornaram a prática mais rápida e efetiva. Nos dias de hoje não é diferente, aliás, é bem comum vermos diversas construções em andamento enquanto andamos pela cidade. 

 

Isso faz com que a necessidade de ter algo para auxiliar o processo de elevação de cargas seja grande e por isso existem as cintas de elevação. As cintas de elevação tornam a movimentação de cargas e objetos mais prática e segura. São utilizadas em armazéns, portos, obras e lugares que envolvam um trabalho mais pesado.

 

As cintas de elevação são acopladas à outras peças como talhas ou guinchos e dessa forma tem a capacidade de elevar objetos muito pesados, sem que danifique o mesmo. Além disso, as cintas de elevação tornam o ambiente de trabalho mais seguro, pois ajudam a evitar acidentes de trabalho com as pessoas que estejam no local. Isso faz das cintas de elevação um equipamento fundamental, principalmente em construções e em transportes de carga. Vamos agora entender um pouco mais sobre esse equipamento e o que faz dele algo tão importante.

 

fixação elevação cobertura - cintas de elevação sling Itacorda

 

O que são cintas de elevação?

As cintas de elevação nada mais são do que cintas produzidas com poliéster que têm como objetivo o içamento de cargas. Ou seja, são usadas, como o nome dá a entender, para promover a elevação de cargas. 

 

Elas podem ser usadas no lugar de estropos de cabos de aço, ou quando o material a ser içado é delicado, sensível ou especial e requer um cuidado a mais para não danificar.

 

Tipos de cintas de elevação

Há vários tipos diferentes de cintas de elevação disponíveis no mercado. Cada um dos modelos tem uma capacidade de carga diferente e é utilizada em diferentes ocasiões como a elevação em si, a movimentação de carga e também a armazenagem da mesma. Agora vamos te mostrar os principais modelos do mercado:

  1. Cinta Catraca
  2. Cinta Flat
  3. Cinta Cargo
  4. Cinta Grab
  5. Cinta Pipe
  6. Cinta Anel
  7. Cinta Bag

Por último nós temos a cinta sling, que é geralmente o modelo mais procurado e utilizado. Ela merece uma ressalva, pois é feita especificamente para elevação de cargas e conta com a capacidade de elevar grandes cargas, de acordo com sua cor, que é o que especifica sua capacidade de peso. Além disso, esse modelo é bem resistente, o que dá ainda mais segurança no momento de usá-la. 

 

Na Itacorda você encontra muitos modelos diferentes da cinta sling. Modelos que são devidamente testados em um laboratório próprio, garantindo qualidade e segurança para nossos clientes. Conheça agora mesmo nossa linha profissional.

 

Como identificar a capacidade de uma cinta?

Para identificar a capacidade de uma cinta de elevação é preciso ficar atento à coloração da mesma. Assim você poderá analisar a cinta usada e assim implementá-la no tipo de içamento adequado. Veja a classificação:

  • Violeta: até 1000 kg.
  • Verde: até 2000 kg.
  • Amarelo: até 3000 kg.
  • Cinza: até 4000 kg.
  • Vermelho: até 5000 kg.
  • Marrom: até 6000 kg.
  • Azul: até 8000 kg.
  • Laranja: até 10000 kg.

Não use uma cinta de elevação que não esteja adequada ao peso da carga. Caso contrário, além de danificar o que está sendo içado, é possível ainda causar acidentes. 

 

Quando fazer o descarte de uma cinta de elevação e qual é o limite seguro de desgaste?

Algumas mudanças na estrutura da cinta podem requerer que esta venha a ser descartada por motivos de segurança. Fique atento a alguns dos sinais de desgaste:

 

  • Corte longitudinal requer descarte imediato.
  • Corte transversal pode ocorrer por tensão desequilibrada ou contato com abrasivos. O descarte deve ser imediato.
  • Rachadura na superfície pode ser pouco impactante. No entanto, à medida que aumenta, pode colocar em risco a segurança do içamento de carga.
  • Desgaste químico também requer a troca.
  • Quando há um desgaste por calor ou fricção, por exemplo, a troca é imediata.

Fique atento às mudanças na estrutura da sua cinta de elevação. Na dúvida, faça a substituição e procure orientação profissional.

 

Características das cintas de elevação

As cintas de elevação podem ser conhecidas também como fitas de elevação. São produzidas em poliéster e possuem uma grande variedade de modelos, como vimos acima. Cada vez mais as cintas de elevação têm sido utilizadas como substitutas dos cabos de aço para elevar e movimentar cargas. Essa substituição se deve pelo fato de as cintas de elevação proporcionarem a mesma segurança e eficácia dos cabos de aço e por um preço geralmente bem mais acessível ao consumidor.

 

Como dito no tópico anterior, as cintas de elevação tem cores diferentes, e acredite, não é por questões de estética, mas sim técnicas. A cor de cada cinta de elevação pode rapidamente te mostrar qual a sua capacidade máxima de carga.

 

Mesmo assim, é importante se informar no momento da compra com vendedores que sejam qualificados e isso você encontra na Itacorda. Contamos com uma equipe experiente e de qualidade, que saberá te orientar questões de carga máxima, ângulo que pode ser usada, entre outros fatores que são bem importantes para evitar acidentes.

 

Além disso, é importante que você fique atento ao certificado do produto. Todas as cintas de elevação devem possuir certificação de acordo com as normas técnicas da ABNT, pois tratam de uma tarefa que exige qualidade. Qualidade que você encontra na Itacorda. Conheça nossa linha profissional, entre em contato e faça seu orçamento agora mesmo.

artigos relacionados

Notícias
30/11/2021

Benefícios do uso das cordas de polipropileno

Os benefícios do uso das cordas de polipropileno são inúmeros. Isso se deve ao fato de que este... + leia mais
Notícias
25/10/2021

Conheça a corda sisal

Se você chegou até aqui, é porque certamente já deve ter ouvido falar da tal corda sisal, não... + leia mais
Dicas para Caminhoneiros
29/09/2021

Qualidade de vida do caminhoneiro - 7 dicas de saúde para melhorar a sua vida na estrada

A qualidade de vida do caminhoneiro pode ser mantida desde que algumas medidas simples sejam postas... + leia mais