fbpx

Blog:

Projeto de lei quer reduzir pela metade o pedágio de caminhões vazios

Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Abou Anni (PSL/SP) no dia cinco de fevereiro propõe desconto pela metade no pedágio para caminhoneiros que viajam com o veículo vazio. A proposta vem justamente para auxiliar na redução dos custos da atividade e facilitar a vida dos profissionais.

De acordo com o projeto, novas concessões de rodovias já devem ter essa regra no contrato. A ideia é que os caminhões considerados vazios tenham o peso apenas da tara, que é o veículo sem a sua carga.

Entenda mais sobre o projeto

A justificativa do projeto apontada pelo deputado é que a isenção da cobrança sobre eixos suspensos já foi uma grande conquista da classe dos caminhoneiros. Porém, é preciso fazer mais e melhor para auxiliar os profissionais no seu dia a dia. E nisso entra o novo projeto apresentado.

Ainda segundo o projeto, uma parcela dos condutores tira proveito da isenção para reduzir o valor, mesmo com o caminhão carregado. Com a facilidade para acionar o sistema que ergue os eixos do veículo, alguns motoristas utilizam esse recurso para transitar pelas imediações das praças de pedágio, ultrapassando com um ou mais eixos erguidos e se beneficiando.

O projeto lembra também de algo muito importante para a segurança dos condutores e para o trânsito. Em dias de chuva ou pista molhada a suspensão de eixos não é recomendada, pois diminui a segurança nas frenagens.

O parlamentar pretende com o projeto reduzir os custos para os caminhões que não estão carregados e, consequentemente, sem faturamento. Assim facilitando a vida dos profissionais. Quando carregados, a responsabilidade do pagamento do pedágio deve ser sempre do embarcador.

Hoje os veículos de carga vazios, que estão com os eixos levantados, pagam o pedágio apenas dos eixos em contato com o solo. Já os eixos suspensos ficam isentos do pagamento. Mas essa medida não beneficia, por exemplo, motoristas de caminhões toco, os 4×2, ou que não tenham o sistema de elevação nos eixos.

Como será feita a aferição

O projeto cita que para a conferência do peso do veículo o regulador pode utilizar o sistema que julgar mais apropriado. Há a possibilidade de empregar balanças dinâmicas que revelam o peso do caminhão que se encontra em movimento. Outra opção é a aferição indireta, por meio de um sistema que coleta dados a partir de uma tag ou algo similar que se encontra no veículo.

O projeto de lei foi apresentado no dia cinco e ainda precisa passar por toda a tramitação na Câmara dos Deputados para ser aprovado. Não há prazo para ser analisado pelos deputados.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios