Blog:

Medidas de segurança para caminhoneiros em tempos de COVID-19

Com mais da metade da população brasileira em isolamento em função do coronavírus, passamos por um momento diferente e que necessita de medidas para que o trabalho continue. Além de mercados e farmácias, transporte e logística são duas áreas que continuam trabalhando. Para garantir que você, caminhoneiro, tenha segurança para continuar com seu trabalho, algumas medidas estão em andamento por parte de empresas de logística e transportadoras. Continue com a gente para saber mais sobre isso.

Estratégias para seguir o trabalho

Embora o transporte tenha sido desde o início declarado como um serviço essencial, restaurantes na beira de estrada foram fechados, dificultando o acesso à alimentação dos motoristas. Esses locais também contam com banheiros e lugares para tomar banho e descansar. Ou seja, a falta deles tornou a vida dos caminhoneiros mais difícil.

Todo o ecossistema de logística reagiu muito rápido e alguns desses locais foram reabertos. Os salões dos restaurantes continuam fechados, mas é possível ao menos pedir refeições para a viagem.

A Arteris, concessionária de rodovias com 3,4 mil quilômetros sob operação, montou uma plataforma que indica quais postos, restaurantes e mecânicas estão abertos nas estradas que administra. Facilitando assim a vida do caminhoneiro. A empresa também alugou chuveiros e banheiros químicos, além de deslocar algumas ambulâncias para esses espaços para medir a temperatura dos motoristas e dar algumas instruções de saúde.

Digitalização surge como aliada nesse momento

A tecnologia também é uma aliada nesse momento. A Sotran, plataforma digital focada para motoristas e que atua principalmente com o agronegócio, tem uma solução que está auxiliando nesse momento. O aplicativo permite negociar a carga e receber o pagamento digitalmente. Evitando assim o contato direto, que deve ser impedido ao máximo nesse momento para frear a propagação do vírus. Nos últimos 30 dias o aplicativo teve um aumento de 40% em sua utilização.

Momento de mudanças na malha

Como 95% do varejo está fechado, os e-commerces devem ter um grande aumento de vendas. Como as vendas diminuíram em lojas físicas e o número de voos também caiu drasticamente, o preço do frete aéreo, por onde é feito o envio da maioria das compras, aumentou muito. Em alguns casos, em até 10 vezes. Empresas de logística tem transferido parte de sua malha aérea para as rodovias, o que vai mudar um pouco a dinâmica de entregas nesse momento.

Saúde é sempre fundamental

A saúde, claro, não deve ser esquecida neste momento. A Repom, empresa de gestão de fretes, tem 15 centros chamados de Clube da Estrada, onde normalmente os motoristas tem uma estrutura para utilizar. Com a quarentena os centros foram fechados. Para substituir essa ausência, a companhia está oferecendo três mil consultas gratuitas de telemedicina para orientar sobre os sintomas do Covid-19.

Já a Arteris distribuiu cerca de cinco mil kits de higiene para os motoristas, além de ter colocado álcool em gel nas cabines de pedágios. Também firmou uma parceria com empresas de pagamento automático para distribuir tags gratuitamente, sem pagamento de mensalidade, e assim diminuir o contato nos pedágios.

Esse é um momento que devemos nos manter informados. Você que continua trabalhando todos os dias deve ter muito cuidado com sua saúde e das outras pessoas para que esse problema não se torne ainda maior. Esse texto mostrou várias medidas que estão sendo tomadas para facilitar a vida dos caminhoneiros. Bom trabalho nas estradas e pense sempre em sua segurança!

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios