fbpx

Blog:

Lonas para Caminhões – Escolha a Ideal para o seu Caminhão

A escolha das peças corretas para o caminhão é algo muito importante, e isso não é diferente para a lona de caminhão, a qual é capaz de proteger a carga de diversas interferências externas, garantindo que seja entregue sem quaisquer danos.

Normalmente as lonas para caminhão são produzidas com 100% de material impermeável, assegurando que as cargas fiquem muito mais protegidas da ação do tempo. Assim, para cada tipo de carga existe uma cobertura mais adequada, podendo ser encontrados no mercado vários tipos de proteção como a lona de PVC, algodão e tela.

Dessa forma, é muito importante que o caminhoneiro saiba escolher a lona correta de acordo com a operação de transporte. Além de saber escolher o tipo de material é necessário que se tenha muita atenção quanto ao tamanho do caminhão, pois a proteção precisa cobrir a carga toda para evitar o derrame da mesma nas vias de tráfego.

Lona de caminhão correta para cada tipo de carga
Para cada tipo de carga existe uma lona de caminhão ideal, e para escolher a certa é interessante que os caminhoneiros saibam alguns detalhes importantes.

  • Primeiramente, antes de escolher o tipo de lona de caminhão necessária é preciso saber qual será o material que irá se adequar melhor ao tipo de carga que você irá carregar.
  • As lonas de PVC são muito indicadas para carregamentos como grãos, areias, pedras, cimentos e carvão. Assim, para as lonas de PVC é importante saber verificar todas as informações técnicas como, por exemplo, a resistência à altas temperaturas e a impermeabilidade.
  • Já as lonas de algodão são ideais para cargas secas como farinhas, café e açúcar.
  • No caso das lonas de tela, sua utilização é voltada somente para a cobertura de caçambas.
  • Além de levar em consideração o tipo de carga que está transportando, o caminhoneiro deve avaliar ainda a qualidade da lona antes de comprá-la. Além disso, é importante analisar as bainhas das lonas e das argolas.

Dicas importantes para manutenção da lona de caminhão

  • A vida útil da lona depende do cuidado após a compra da mesma. Assim, a amarração, a limpeza e a manutenção devem ser realizadas corretamente.
  • O material deve sempre ser limpo com água e sabão neutro, evitando que os produtos químicos como os solventes não tirem o plastificante da lona de PVC.
  • Os caminhoneiros devem evitar também o uso de cantoneiras de metal sobre a lona. É preciso ainda que os caminhoneiros não arrastem a lona sobre superfícies ásperas e imperfeitas e não guardem a lona suja ou molhada, pois isso pode danificar totalmente o material.
  • Não se deve usar ferramentas para puxar as argolas.
  • Deve-se sempre optar por lonas que tenham as dimensões corretas para cobrir todo o caminhão sem precisar forçar.
  • Manter a lona sempre presa junto ao caminhão.

Portanto, a lona de caminhão é algo indispensável para qualquer caminhoneiro, e entre tantos acessórios importantes essa talvez seja a mais, pois é capaz de proteger toda a carga durante o trajeto, não prejudicando a qualidade da carga transportada.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios