Blog:

Dicas de amarração de cargas para viagens seguras

O trabalho pelas estradas do Brasil afora acontece de maneira ininterrupta, afinal, é com o trabalho de caminhoneiros que podemos chegar ao mercado e encontrar frutas e legumes frescos, carnes e diversos outros produtos que precisamos para nosso dia a dia. No entanto, é importante que esse trabalho de transporte seja feito com segurança. Neste artigo daremos algumas dicas de amarração de carga para que você caminhoneiro, tenha uma viagem boa e com segurança de trabalho.

1 – Fique atento às normas

É importante para você que trabalha com o transporte que esteja sempre atento às normas vigentes para o seu trabalho. Recentemente, o uso de cordas para amarração de cargas foi proibido e quem é parado na estrada utilizando cordas é sujeito a multa e pontos na CNH. Leia mais sobre as novas normas de amarração de cargas.

2 – Utilize materiais de qualidade

Para que você possa chegar ao seu destino com segurança, é importante que use materiais de qualidade para a amarração de cargas. O uso de cordas não é mais permitido, por isso, utilize cintas de amarração, cabos de aço ou até mesmo correntes. A Itacorda conta com uma linha profissional que disponibiliza cintas e cabos de altíssima qualidade, devidamente testadas e com certificado, possui todas as informações obrigatórias: nome do fabricante, carga máxima de trabalho em tração direta, comprimento, data de fabricação, número da norma brasileira (NBR) e código de rastreabilidade.

3 – Tenha planejamento

É importante que você se planeje antes de sair em viagem. Conheça as vias que vai passar, cidades por onde passará, possíveis locais para alimentação e descanso, entre outras coisas. Estude seus equipamentos, veja quais são as melhores opções para se usar na amarração das cargas, estude o tipo de carga que vai transportar e siga seu planejamento para que seu objetivo seja alcançado com sucesso e segurança.

4 – Distribua bem sua carga

Distribua bem o peso da sua carga em seu caminhão e fique atento para que o peso não ultrapasse os limites. É importante que o peso esteja bem distribuído para que nenhum lado do caminhão fique sobrecarregado e assim ocorra o perigo de tombamentos e acidentes fatais durante a viagem. É importante também observar os espaçamentos entre um produto e outro e usar algum material para preenchimento, assim você dá mais sustentação e estabilidade para sua carga.

5 – Conheça os tipos de amarração de cargas

Existem muitas opções para a amarração de cargas e você que trabalha com transporte deve conhecer cada uma dessas opções para que possa escolher da melhor para sua viagem. Temos a opção de fixação envolvente, a fixação direta em contentores específicos, a fixação direta por meio de bloqueadores e a fixação direta por meio de dispositivos de fixação. Cada uma dessas opções se encaixa de alguma forma em sua necessidade, por isso procure entender cada uma delas.

6 – Fique atento as novidades

Aqui na Itacorda, constantemente você encontrará diversas notícias e dicas para melhorar e ajudar no sua dia a dia de trabalho com o transporte. Além disso, a Itacorda conta com profissionais qualificados para te atender e ajudar a escolher o melhor equipamento para tornar a sua viagem tranquila e segura. Entre em contato conosco e conheça nossa linha de produtos. Escolha a Itacorda e tenha segurança nas estradas.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios