fbpx

Blog:

Como fazer a distribuição da carga no caminhão

Distribuir de forma correta toda a carga em um caminhão é uma tarefa essencial, que precisa de toda a atenção por parte do caminhoneiro. A correta distribuição da carga não é útil apenas para que seja mais rápido e prático descarregar os volumes. A necessidade dessa distribuição correta de carga vai muito além disso.

Segurança, legalidade e economia estão entre os fatores que importam na distribuição da carga em um caminhão. É o que veremos em mais detalhes logo a seguir.

Distribuição da carga de acordo com a lei

O Código de Trânsito Brasileiro e o CONTRAN, determinou que todo veículo deve transitar apenas com o peso que seja inferior à capacidade de peso bruto total fixada pelo fabricante do veículo, além de sua capacidade máxima de tração, também determinada pelo fabricante.

Sendo assim um caminhão não poderá transitar com uma carga que possua peso bruto acima dessa capacidade máxima delimitada pelo fabricante. Então a primeira coisa que um caminhoneiro precisa saber para distribuir a carga no caminhão é qual a capacidade máxima de carga de sua marca e modelo de veículo.

Dessa forma ele estará evitando multas e sobretaxas, além de também contribuir com uma maior segurança.

Distribuição de carga e segurança

Como acabamos de falar, existe uma capacidade máxima de peso para cada veículo e isso não é apenas um valor sem importância. Isso significa que as peças e o veículo como um todo foram fabricados para aguentar somente esse volume delimitado e qualquer valor acima compromete a segurança.

Com sobrecarga, o caminhão pode, por exemplo, ter um eixo rompido no meio da estrada e isso causará acidentes que podem gerar a perda da carga e também de vidas.

Colocar diferentes pesos nos eixos, ou de cada um dos lados do caminhão na distribuição da carga, vai comprometer também toda a estabilidade do veículo, o que pode também causar acidentes.

Portanto a correta distribuição da carga no caminhão é um assunto sério. É uma exigência legal para a segurança de todos.

Economia na distribuição de carga

A distribuição incorreta da carga também vai gerar maiores gastos com as viagens, não se limitando apenas à possíveis multas por transitar de forma irregular.
Cargas mal distribuídas ocasiona também um maior desgaste dos equipamentos e peças do caminhão, como pneus e suspensão, pois haverá um maior desgaste onde houver um maior peso.

Dicas para a correta distribuição de carga

Já sabemos que a carga não pode exceder o peso estipulado pelo fabricante do veículo e que ela não deve estar mal distribuída pelo veículo, o que pode ocasionar a instabilidade do veículo e o desgaste prematuro de peças.

Então, como fazer a distribuição da carga no caminhão?

• O maior peso das cargas, ou seu centro de gravidade, deve estar o mais próximo possível do chão.
• A maior parte do peso da carga deve ficar o mais próximo possível do meio, entre os eixos do veículo.

• O peso deve ser distribuído por igual, tanto olhando o veículo pela traseira quanto por suas laterais.

• Cargas leves ou com embalagens pouco resistentes devem ficar acima das outras.

• Na medida do possível a arrumação deve permitir o travamento das cargas, apoiando-as umas às outras.

• Os espaços vazios na arrumação das cargas devem ser preenchidos, com papelão, espuma ou qualquer outro material que possa evitar a movimentação da carga.

• A amarração das cargas pode ser também uma outra forma de realizar o travamento.Além disso, o motorista ou caminhoneiro deve ter sempre em mente o peso e o tipo de carga que ele transporta, porque isso afetará diretamente a maneira como ele deverá conduzir o seu veículo. Alguns tipos de carga, por mais que se tenha realizado o travamento e o preenchimento entre elas na distribuição da carga, não suportam frenagens bruscas ou trepidações.

Vale repetir que a correta distribuição da carga no caminhão é um componente extremamente importante para a segurança de todos. Mas também da preciosa carga e de sua principal ferramenta de trabalho: o seu caminhão.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios