Blog:

5 passos para você aprender a financiar seu caminhão!

Comprar um veículo é um sonho presente na vida de muitas pessoas. Agora, comprar um caminhão está certamente um degrau acima nesse sonho. Caminhões são investimentos de trabalho e o seu custo pode ser alto, o segredo para conseguir comprar é financiar o caminhão.

Mas por onde começar? Nós vamos te apresentar 5 passos simples para tomar na hora de financiar o seu caminhão e poder começar a sua carreira como caminhoneiro. A lista é resumida, tudo para você não se assustar com muitos números ou complicações. Vamos lá!

1º passo para financiar o caminhão: escolha a opção de crédito que se encaixa no seu orçamento

Na hora de abrir um financiamento você verá que bancos diferentes oferecem recursos diferentes. Alguns financiam o valor total do caminhão, outros financiam valores parcelados entre 50% até 90% do caminhão. Pesquise o banco que melhor se encaixa no seu orçamento e faça quantas simulações você achar necessário.

Dica: dê preferência para os financiamentos que abatem a taxa de juros no caso de você pagar mais de uma parcela simultaneamente.

2º passo para financiar o caminhão: aprenda as formas de financiamento

Em resumo, existem três tipos de financiamento na hora de adquirir o seu veículo:

Consórcio, é uma espécie de poupança coletiva. O período máximo do consórcio é de 80 meses, tempo do qual os que estão no consórcio devem pagar pelo veículo. A desvantagem é que o consórcio não disponibiliza o caminhão imediatamente, é preciso esperar o sorteio, que é feito a cada mês. A grande vantagem é que não há taxa de juros para consórcio.

Leasing, esse é um contrato de aluguel. O banco compra o caminhão e cede a você o direito ao uso. Você paga as mensalidades normalmente, mas ainda não é o dono do veículo, no final do período estipulado por contrato, o veículo passa a ser seu;

Crédito Direto ao Consumidor (CDC), esse é o modelo de crédito direto. Em resumo, o banco te empresta o dinheiro, você compra o caminhão e já vai com ele para casa. A desvantagem é que este possui as taxas de juros mais altas.

3º passo para financiar o caminhão: separe a documentação necessária

Os bancos não são unânimes com relação a documentação necessária na hora de financiar um caminhão, contudo, tenha em mente algumas dicas.

Antes de ir até o banco propor o financiamento, ligue para a instituição e se informe sobre a documentação necessária.

Leve ela organizada e de fácil acesso, assim você não ficará confuso na hora de conversar.

4º passo para financiar o caminhão: negocie, converse, seja claro sobre as suas necessidades

Lembre-se, a negociação será feita entre você e um profissional contratado pelo banco. Diferente do que você pode imaginar, o banco está interessado em fechar negócio com você, portanto, mantenha a calma e seja claro.

Procure conversar sobre as suas necessidades e esclareça as suas dúvidas. Também responda as todas as perguntas com franqueza. Só assim o banco se sentirá seguro em fechar um acordo com você.

5º passo para financiar o caminhão: esteja pronto para dar uma boa entrada

Independente da sua forma de financiamento, quanto maior o valor da entrada melhor serão as condições. Por esse motivo, antes de procurar um banco para negociar o financiamento, procure organizar a sua vida financeira e dar a maior entrada possível. Assim você abaterá em muito o número de parcelas e diminuirá o valor dos juros (se houverem).

Gostou das nossas dicas? Não deixe de nos seguir nas redes sociais, nós estamos sempre trazendo novas informações para melhorar o seu trabalho.

mais
artigos

Cordão Partida de motor

O que é o cordão de partida? O cordão de partida é um componente essencial para diversas máquinas mecânicas, desempenhando a função fundamental de acionar

Itacorda comemora 36 anos

Itacorda – Movendo o mundo com confiança e qualidade há 36 anos!  Nosso objetivo principal em todos esses anos é fornecer produtos de alta qualidade

Lançamento cordas Fluorescentes

 Lançamento de cordas fluorescentes Imperdível! Apresentando as novas cores fluorescentes das cordas PET da linha Ecofriendly Rope: verde e laranja fluorescentes! 💚🧡 Na Itacorda, estamos

Transportes

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Acessórios

Lonas

Náutica

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Industrial

Cintas de amarração

Cintas para elevação

Cordas

Lonas

Camping

Cintas de amarração

Acessórios e Cobertura

Cordas

Lonas

Agronegócios

Cordas

Lonas

PetShop

Cordas

Selaria

Cordas

Esportes

Cintas de amarração

Cordas

Elevação de cargas

Cintas para elevação

Casa & Decor

Cordas

Acessórios