meus orçamentos
LiveZilla Live Help
Conheça nossa loja.

Notícias

Dicas essenciais para iniciar a carreira de caminhoneiro

01/04/2018
Essa postagem é para você que já está habilitado nas categorias C, D ou E (as categorias obrigatórias para quem quer trabalhar como caminhoneiro). Você já completou os cursos e está pronto para sentar atrás do volante e começar a sua carreira de caminhoneiro.

Mas para onde ir? São muitos caminhos e cargas disponíveis para transportar. Isso sem mencionar os tipos de contratações e os diferentes trajetos que os caminhoneiros tomam. Fique tranquilo, nós vamos te dar uma lista de dicas rápidas do que considerar na hora de iniciar a sua carreira como caminhoneiro. 

Pense no tipo de carga que você quer transportar

Alguns caminhoneiros não suportam transportes dentro das cidades. Estes são daqueles que gostam das estradas e de toda a dinâmica da vida entre as cidades. Já alguns caminhoneiros preferem fretes curtos e não se importam com o trânsito dos grandes centros.

Pense no seu perfil de motorista, você prefere a estrada ou gosta mais do conforto das cidades? Decidido sobre o seu estilo de trabalho, você já terá a resposta sobre qual caminhão comprar e qual tipo de carga irá transportar. 

Pense no tipo de contratação
 
Caminhoneiros são contratados de diferentes maneiras, as mais comuns são o autônomo e o funcionário. O caminhoneiro autônomo é aquele que trabalha para si mesmo e é o responsável pelos fretes que negocia durante o mês. Já o caminhoneiro funcionário é aquele que trabalha para uma empresa.

Analise a sua situação atual e escolha o tipo de contratação mais adequado. Feito isso, você já pode se considerar um caminhoneiro, agora é hora de ir ao mercado de trabalho e apresentar o seu currículo ou começar a correr atrás dos clientes. 

Faça cursos extras

Essa é talvez a dica mais importante de toda a postagem. Jamais fique acomodado. É muito fácil para nós ficarmos acomodados em alguma atividade. Você, como caminhoneiro, pode conseguir uma boa renda, estabelecer uma rotina e pronto, ficar acomodado. Cuidado. 

Um funcionário acomodado acaba deixando o tempo passar e não se atualiza sobre as novidades do mercado, e da função. Sempre que possível, procure cursos extras e tente incrementar o seu currículo o máximo possível. Existe uma infinidade de cursos disponíveis para caminhoneiros, pesquise eles e encontre um curso que se enquadra com o seu cotidiano. 

Tenha paciência

Essa é a segunda dica de ouro e talvez a que seja mais difícil seguir. Entre um dia chuvoso preso no trânsito e um pneu furado no meio da estrada, a vida do caminhoneiro pode ser muito estressante. 

Lembre-se de trabalhar duro e manter a paciência nos momentos mais difíceis. A vida do caminhoneiro pode ser dura, mas também é recompensadora. Não são poucos os exemplos de caminhoneiros que começaram a carreira fazendo fretes e depois de muito trabalho viraram donos da sua própria frota de veículos. 

Com dedicação e muito esforço, você irá se destacar no mercado e os seus serviços serão valorizados, depois disso, basta continuar trabalhando até adquirir a independência financeira tão desejada.

Lembre-se, o produto mais valorizado do mercado é um bom funcionário, capacitado e disposto a trabalhar. Espero que as nossas dicas tenham ajudado você a saber o que considerar na hora de virar caminhoneiro.

Não deixe e nos seguir nas redes sociais, estamos sempre trazendo novidades sobre a vida nas estradas. 


+ Ver todas